G1

Declaração aponta que menina vítima de acidente com penteadeira em escola morreu após edema cerebral


'Presente que recebi no aniversário foi um caixão com o corpo da minha filha', diz pai

A declaração de óbito que aponta as causas da morte de Alice Brasil Sousa da Paz, de 4 anos, mostra que ela sofreu edema cerebral difuso e traumatismo cranioencefálico, após ser atingida por uma penteadeira na escola em que estudava, em Teresina. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

A queda do móvel sobre a criança provocou ainda um hematoma subdural agudo, condição que indica um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.

"Houve atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas [a paciente] já estava em óbito", diz trecho do documento.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

Alice Brasil estava deitada próximo à penteadeira de madeira, em uma sala de brinquedos da escola, quando outra criança entrou embaixo do móvel, que tombou e atingiu a menina. O caso aconteceu na terça-feira (5).

Em nota, o Colégio CEV afirmou que a aluna foi socorrida por professores e inicialmente levada à enfermaria. Em seguida, segundo a escola, ela foi conduzida para um hospital na Zona Leste de Teresina, sob orientação do Samu.

A mãe de Alice, a fotógrafa Dayana Brasil, informou que a filha não chegou ao hospital porque uma ambulância foi ao encontro da criança e dos profissionais da escola, que seguiam de carro à unidade de saúde.

A instituição destacou que a morte da menina foi constatada cerca de 40 minutos depois do ocorrido.

Alice Brasil, de 4 anos, morreu após penteadeira cair sobre ela dentro de escola em Teresina

Arquivo pessoal

Familiares fazem ato simbólico em frente à escola

Na manhã desta segunda-feira (11), Dayana Brasil esteve no Colégio CEV para cancelar a matrícula da filha e solicitar a transferência do irmão gêmeo da menina. O garoto presenciou o acidente. A TV Clube apurou que, no entanto, a mãe passou mal e não conseguiu entrar na instituição.

Dayana esteve acompanhada por familiares, em ato simbólico, em frente à escola. A mãe levou e expôs fotografias e a mochila da filha.

"Ela é presente na vida da gente o tempo inteiro. Eu sinto o cheiro da minha filha o dia todo, eu escuto a voz o dia todo e não vou parar. A memória dela é muito forte, ela era uma menina muito marcante, muito especial", disse a mãe.

"Eu tenho recebido muitas mensagens, acordo e meu celular tá cheio de mensagens de pessoas se solidarizando, dizendo que estão rezando pela gente e que tudo que gostariam de fazer era nos dar um abraço", completou.

LEIA TAMBÉM:

MP fiscaliza segurança em escolas públicas e privadas do Piauí

Veja o que se sabe sobre a morte da menina de quatro anos em escola de Teresina

'Queria tanto que fosse um dia de repleta alegria', diz major sobre dia dos pais

Declaração aponta que menina vítima de acidente com penteadeira em escola morreu após edema cerebral

Reprodução/Instagram

No domingo (10), em que foi celebrado o Dia dos Pais, o major do exército Claudio Sousa, pai de Alice, comentou em uma rede social sobre a primeira data festiva após a morte da filha.

"'Um Feliz Dia dos Pais 'migopapai', era um dos dias mais aguardados do ano, hoje recebo esse voto do meu filho Arthur que, juntamente com sua mãe e família, são minha razão de continuar aqui. Mas sei que lá de cima meu anjo "migalice" também deve tá me dando o 'Feliz Dia dos Pais migopapai'. Abracem, beijem seus pequenos e digam reiteradas vezes o quanto os ama. Queria tanto que hoje fosse um dia de repleta alegria. Feliz dia dos Pais!", publicou.

Em comentário à publicação, a esposa Dayana parabenizou o marido e relembrou o cotidiano de cuidados e brincadeiras junto aos filhos.

"Sei que este Dia dos Pais não começou como você sonhava. Logo cedo, você foi ao cemitério ficar com a nossa Migalice. Foi chorar a dor imensa de perder a sua filha, quando, na verdade, deveria estar comemorando. Quero que saiba que você é o melhor pai que já conheci, e que sorte a minha ter escolhido exatamente você para ser o pai dos nossos filhos", afirmou.

"Sempre presente, dedicado, disposto: dava banho, preparava a comida, brincava, colocava para dormir, levava para passear… fazia de tudo para agradar [...] Feliz Dia dos Pais, ainda que hoje o coração não permita celebrar como gostaríamos", concluiu.

LEIA MAIS:

Outra criança brincava em penteadeira quando móvel caiu e matou menina em escola, diz delegado

'Presente que eu recebi no meu aniversário foi um caixão com o corpo da minha filha', diz pai de menina que morreu em escola

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.