Vereador Izaque José da Silva (PL), de Presidente Prudente (SP)
TV Fronteira
Os parlamentares de Presidente Prudente (SP) aprovaram durante a sessão ordinária desta segunda-feira (11), o recebimento das denúncias contra o vereador Izaque José da Silva (PL), acusado de quebra do decoro parlamentar.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Na ocasião, foi lido o parecer da Comissão de Ética e Disciplina sobre as duas denúncias, sendo uma apresentada pelo procurador jurídico, Fernando Monteiro, e outra pelo presidente da Câmara Municipal, William César Leite (PP), que pediram a abertura de um processo de cassação do vereador.
O documento de autoria do procurador jurídico foi aprovado por oito votos a três, e o apresentado pelo vereador William César Leite, por nove votos a um.
Nas denúncias, há relatos de ofensas verbais de Izaque e tentativa de agressão física durante a sessão ordinária do dia 30 de junho, a última antes do recesso parlamentar.
Após a leitura do material, Izaque foi até à tribuna e disse já ter conversado pessoalmente com o procurador jurídico e feito o pedido de desculpas, entretanto, apesar da retratação, os parlamentares aprovaram o recebimento das denúncias.
VEJA TAMBÉM:
Vereadores da Câmara Municipal de Presidente Prudente encaminham denúncias contra Izaque Silva para análise da Comissão de Ética e Disciplina
Procurador jurídico da Câmara Municipal acusa vereador Izaque Silva de mentir e cobra retratação pública em Presidente Prudente
Presidente da Câmara Municipal diz ter sido chamado de ‘bosta’ e ‘merda’ e pede cassação do vereador Izaque Silva
Procurador jurídico da Câmara Municipal pede cassação do mandato do vereador Izaque Silva por quebra do decoro parlamentar
Além disso, Monteiro e Leite fizeram o pedido da abertura de duas Comissões Processantes de Inquéritos que, durante a sessão, também foram concedidas e formadas mediante sorteio.
A comissão que trata da denúncia do procurador será presidida por Luís César Saito Santos, o "Babu da Cohab" (PP), terá Edgar Tertuliano Caldeira (União Brasil) como relator e Wellington de Souza Neves (Republicanos) como membro.
Já na comissão da denúncia feita por William César Leite será presidida por Demerson Dias (Republicanos), terá o vereador Babu da Cohab como relator e como membro Guilherme da Silva Alencar (Republicanos).
Câmara aprova recebimento de denúncias e forma duas CPIs contra vereador Izaque Silva
Outro lado
Ao g1, o vereador Izaque Silva enviou um posicionamento oficial sobre o assunto e informou que está com a consciência tranquila quanto às decisões tomadas no plenário da Câmara Municipal.
Leia a íntegra completa abaixo:
"Venho por meio desta, informar que respeito a decisão tomada no plenário da Câmara Municipal, na Sessão Ordinária do dia 11 de agosto de 2025.
Tenho a consciência tranquila, não cometi nenhum crime, nada que possa denegrir a minha trajetória. Trata-se de um julgamento político.
A partir deste momento, aguardo o direito do contraditório para apresentar a minha defesa e apenas me pronunciar nos autos do processo.
Agradeço a compreensão de todos.
Vereador Izaque Silva
"Compromisso com a Comunidade".
Presidente Prudente, 12 de Agosto de 2025".
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.