Foragido é preso pela polícia com ajuda de drone; Banestes registra lucro no 2º trimestre
Um fugitivo de 58 anos, condenado a 34 anos de prisão por liderar uma organização criminosa responsável por homicídios no Espírito Santo, foi localizado e preso pela polícia com a ajuda de um drone. O homem, que estava foragido há dois anos, foi encontrado em um sítio na zona rural de Chalé (MG), na tarde da quarta-feira (14).
Segundo a Polícia Civil do Espírito Santo, as equipes das Polícias Militares do Espírito Santo (PMES) e de Minas Gerais (PMMG) e da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) utilizaram o drone para monitorar a região onde o criminoso estava.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Várias imagens foram feitas no local até a polícia confirmar que se tratava realmente do suspeito que era procurado.
Dois mandados de prisão em aberto
O criminoso tinha dois mandados de prisão preventiva em aberto expedidos em cidades do Espírito Santo. A condenação a mais de 34 anos de prisão aconteceu por um processo na Comarca Integrada de Conceição do Castelo e Brejetuba.
Um outro processo ainda está em tramitação em Muniz Freire, onde a prisão preventiva tinha sido emitida.
Depois da prisão, ele foi encaminhado para a delegacia de Lajinha (MG) e será encaminhado ao sistema prisional de Minas Gerais. Em seguida, será mandado de volta para o Espírito Santo, onde ficará à disposição da Justiça.
Drone localiza e ajuda polícia a prender assassino condenado no Espírito Santo que estava escondido em sítio em Minas Gerais
Divulgação/Polícia Civil do ES
Homem era líder de organização criminosa
As investigações apontaram que o homem era líder de um grupo que cometeu pelo menos cinco homicídios e quatro tentativas de homicídio.
A organização criminosa ainda controlava o tráfico de drogas nas localidades de São Jorge e São Domingos, em Brejetuba (ES), e em Piaçu e Assunção, em Muniz Freire (ES).
LEIA TAMBÉM:
CAVALO FOI MOTIVAÇÃO: Irmãos são presos por matar homem após cavalo da vítima danificar moto de um deles
RECONHECIMENTO FACIAL: mulher que matou cadeirante com ferro de passar roupa é presa com ajuda de câmeras
VEJA VÍDEO: colchão ajuda a polícia a prender homem que matou mulher dentro de galpão
Drone localiza e ajuda polícia a prender assassino conenado no ES que estava escondido em sítio em MG
Divulgação/ Polícia Civil
Segundo o delegado Bruno Alves Rodrigues, a organização criminosa era estruturada. Os integrantes dividiam as tarefas e eram responsáveis por ordenar e cometer assassinatos. As vítimas eram devedores ou rivais no tráfico de drogas. O grupo também mantinha casas de prostituição.
"As apurações apontaram que o núcleo mais antigo da organização foi responsável por outros três homicídios consumados na região de Piaçu, em Muniz Freire, entre 2017 e 2018. Após a desarticulação do grupo, a ocorrência de mortes violentas nos dois municípios reduziu drasticamente", explicou o delegado.
Ao todo, 12 integrantes da quadrilha estão presos, incluindo o homem detido nesta quarta. Outro investigado, de 48 anos, sobrinho do preso e considerado de alta periculosidade, segue foragido. Ele é apontado como executor ou participante de grande parte dos homicídios cometidos pelo grupo.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo