Saiba como a tecnologia e a digitalização estão otimizando os tratamentos odontológicos, proporcionando resultados mais rápidos e previsíveis. A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma aliada indispensável na área da saúde, auxiliando médicos a otimizar o tempo de procedimentos e oferecer diagnósticos mais precisos. De acordo com o relatório Moving The Future, o uso dessa tecnologia apresenta crescimento exponencial no setor. O estudo aponta que 76% dos CEOs de instituições de saúde no Brasil planejam investir em IA até 2027, e a expectativa é que 70% já estejam aplicando a tecnologia para beneficiar tanto as instituições quanto os pacientes. No mesmo contexto, a Odontologia também atravessa uma revolução tecnológica, impulsionada por avanços que proporcionam mais conforto, eficiência e resultados estéticos.
Entre as inovações que vêm transformando o mercado, está a plataforma Smilecloud, que faz parte das soluções digitais da Straumann e integra à sua operação a inteligência artificial. Esse sistema possibilita, com apenas alguns cliques, uma visualização do sorriso projetado para cada paciente, combinando integração e automação. A IA melhora a compreensão do paciente e seu engajamento ao tratamento, elevando significativamente sua experiência.
Divulgação
Camily Teixeira Costa se beneficiou da ferramenta recentemente. A paciente, que buscava um tratamento de reabilitação estética e funcional, teve o seu tratamento iniciado com a utilização do Smilecloud, o que permitiu uma visualização facilitada do resultado esperado com o tratamento. “Nunca imaginei que poderia visualizar a simulação do resultado desse procedimento de forma tão realística. Com toda a certeza, essa tecnologia aumentou minha confiança, tanto nos profissionais que realizaram o procedimento, quanto em todas as etapas do processo. Depois da minha experiência, entendo que um consultório digitalizado faz toda a diferença para a construção da confiança no plano de tratamento”, conclui.
O Dr. Sergio Bernardes (CRO/PR 18700), dentista especialista em Implantodontia e diretor da Neodent, comenta sobre o crescimento robusto no mercado estético brasileiro, levando os dentistas a desempenharem um papel ainda mais ativo nos tratamentos odontológicos. “Diante dessa tendência, a digitalização dos consultórios tornou-se indispensável. Além disso, poder envolver melhor os pacientes no design do seu sorriso e mostrar visualmente o que é possível transformar, com resultados mais precisos, revoluciona a experiência nos consultórios”, destaca.
Ferramentas e soluções inovadoras
E para que esse design virtual seja possível, os scanners intraorais são ferramentas imprescindíveis para a obtenção da imagem virtual do sorriso, sendo, este, outro avanço significativo. Soluções como o STRAUMANN SIRIOS™ são capazes de capturar imagens 3D das arcadas dentárias, e substituem as moldagens tradicionais, muitas vezes desconfortáveis, proporcionando uma experiência melhor ao paciente e aumentando a previsibilidade dos resultados.
Essas inovações estão revolucionando diversas especialidades, inclusive a Ortodontia, que já oferece uma solução moderna para quem busca um sorriso mais alinhado. É o caso dos alinhadores transparentes da ClearCorrect, que combinam conforto e discrição. Com planejamentos digitais personalizados, esses alinhadores corrigem problemas de alinhamento dentário com tecnologia e de forma mais discreta.
Todas essas ferramentas fazem parte de uma transformação digital que vem ganhando espaço nos consultórios odontológicos. “Os investimentos em tecnologia são essenciais para oferecer resultados mais satisfatórios aos pacientes. Ferramentas e plataformas buscam otimizar tanto o tempo dos profissionais quanto o sucesso dos tratamentos”, afirma o vice-presidente da Unidade de Negócios Digitais da Neodent, Michele Sassano.
Quer conhecer mais sobre a nova era da Odontologia e dar o primeiro passo para transformar seu sorriso com qualidade, tecnologia e segurança? Acesse os sites da Neodent e da ClearCorrect e encontre os dentistas parceiros mais próximos de você.