G1

Gildemir de Souza (PSD) é eleito prefeito de Guatapará com 57,94% dos votos


Gildemir de Souza (PSD) é eleito prefeito de Guatapará (SP) em eleições suplementares realizadas neste domingo (3).

Reprodução/EPTV

Gildemir de Souza foi eleito prefeito de Guatapará (SP) na eleição suplementar realizada neste domingo (3). Com 100% das urnas apuradas, o candidato do PSD recebeu 2.306 votos, equivalente a 57,94% dos votos válidos. O vice da chapa é José Galoni (União).

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp

Ele ficou à frente de Chicão (Republicanos), que recebeu 961 votos, o equivalente a 24,15% dos votos válidos, e de Ângelo Igino (MDB), que recebeu 713 votos (17,91%).

Gildemir é nascido em Guatapará, tem 58 anos, é divorciado, possui ensino superior incompleto e é aposentado.

Guatapará (SP), na região de Ribeirão Preto (SP)

Reprodução/EPTV

Eleições suplementares

Os moradores de Guatapará voltaram às urnas neste domingo para escolher o prefeito que vai comandar a cidade pelos próximos quatro anos.

A decisão de realizar uma eleição suplementar foi anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o indeferimento do candidato mais votado nas eleições de 2024, Ailton Aparecido da Silva (MDB), por inelegibilidade reversa, restrição aos parentes de ocupantes de cargos do Executivo.

A Justiça Eleitoral estabelece que, para que um familiar se candidate, o titular deve se afastar do cargo com ao menos seis meses de antecedência com relação à eleição. Antes de Ailton ser eleito prefeito de Guatapará, o pai dele, Juracy Costa da Silva (PL), ocupou o cargo por dois mandatos. Ele morreu três meses antes das eleições.

Guatapará tem 5,7 mil eleitores, segundo o TSE. A votação aconteceu nos mesmos locais usados em 2024.

Gildemir (PSD) venceu eleições suplementares em Guatapará (SP).

Reprodução/ TSE

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.