Unidades estão com todos os leitos pediátricos ocupados por casos de síndrome respiratória. Cobertura vacinal contra gripe nos municípios não chega a 10% das crianças. Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto está com todos os 60 leitos de enfermagem e 22 de UTI ocupados, a maioria por casos de problemas respiratórios em crianças
Reprodução/TV TEM
O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP), referência para a região, está com todos os leitos lotados por causa do aumento de casos de síndrome respiratória.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A situação é semelhante em Araçatuba, onde a Santa Casa precisou criar uma unidade emergencial com dez leitos pediátricos, no fim de abril, para dar conta dos casos, e que já está lotada. Houve aumento de 270% em registros de crianças com sintomas de síndrome respiratória (veja vídeo).
Os dois maiores municípios do noroeste paulista estão com baixa taxa de cobertura vacinal contra a gripe, que não chega a 10% entre as crianças. A meta é atingir 90% do público-alvo. No próximo sábado (10), está programado o Dia D de Vacinação contra a Gripe em todo o país.
A vice-diretora administrativa do HCM de Rio Preto, Marina Catuta, disse em entrevista à TV TEM (veja vídeo abaixo) que os casos de crianças com problemas respiratórios representam a grande maioria dos atendimentos atualmente. Todos os 60 leitos de enfermagem e os 22 da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados.
Hospital da Criança em Rio Preto atinge 100% de ocupação
De janeiro até fim de abril, São José do Rio Preto registrou 464 casos de síndrome respiratória, sendo 283 em crianças (60,7%).
“A imunização faz toda a diferença para as crianças”, explicou à TV TEM a vice-diretora administrativa do HCM de Rio Preto.
Araçatuba
Em Araçatuba, o aumento de casos de problemas respiratórios nas últimas semanas levou a Santa Casa a abrir uma unidade emergencial com dez leitos para crianças, na semana passada, que serão custeados pela Prefeitura, no valor de R$ 450 mil no período de 30 dias.
A prefeitura disse nta quarta-feira (7) que os trâmites para transferência da verba estão em andamento.
De janeiro até segunda-feira (5), foram realizadas 232 transferências de crianças com sintomas respiratórios para enfermarias e UTIs neonatal de Araçatuba e outras cidades, informou a Secretaria de Saúde do município.
Doenças respiratórias disparam 270% em crianças de Araçatuba e superlotam Santa Casa
De acordo com a secretaria, o Pronto-Socorro Municipal de Araçatuba registrou aumento dos casos de gripe, pneumonia ou bronquiolite.
O número de pacientes que procuraram a unidade cresceu 77% em abril, em comparação a janeiro. No total, foram atendidos 9.509 pacientes com problemas respiratórios, sendo 1.834 crianças.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, 1.374 pessoas com sintomas gripais receberam atendimento em abril, enquanto em março foram 837 pacientes.
Na Santa Casa de Araçatuba, os dez leitos pediátricos criados emergencialmente no fim de abril para atender crianças com síndrome respiratória já estão lotados
Reprodução/TV TEM
Vacinação
Em Araçatuba, onde a vacinação contra gripe foi antecipada em relação ao calendário do Ministério da Saúde, foram aplicadas pouco mais de 800 doses em crianças de até 6 anos desde 28 de março.
O número representa 5,4% do total. A meta é vacinar 90% das 15 mil crianças nessa faixa etária.
Em idosos, a cobertura vacinal contra gripe em Araçatuba chega a 26,27% até o momento, conforme dados da Secretaria de Saúde.
A situação em São José do Rio Preto também é preocupante, de acordo com as autoridades de saúde: a cobertura vacinal chega a 9% do total de 37.065 crianças. Menos de 3,4 mil doses foram aplicadas até o momento.
Diante da situação, a Prefeitura de Rio Preto decidiu reforçar a campanha com equipes levando a vacina para ser aplicada nas escolas municipais.
Dia D
Neste sábado (10), sete unidades básicas de Rio Preto estarão abertas das 8h às 15h para vacinar os grupos prioritários contra a gripe, entre eles crianças e idosos.
Conforme a Secretaria de Saúde de Rio Preto, as UBSs que funcionarão no sábado são: Estoril, João Paulo II/Jaguaré, Parque Industrial, Santo Antonio, São Deocleciano, Solo Sagrado e Vetorazzo.
Em Araçatuba, a secretaria de Saúde informou que todas as UBSs cidade estarão abertas, das 8h às 17h, para a aplicação das doses.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e carteira de vacinação, se houver. Além da vacina contra Influenza, os grupos prioritários poderão receber outros imunizantes que estejam em atraso.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM