
O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, em Ilhéus, foi palco de uma simulação de atendimento do Projeto Lean nas Emergências. Esta iniciativa, parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde, em parceria com hospitais de excelência, visa transformar a gestão e o atendimento em unidades de saúde públicas e filantrópicas em todo o Brasil.
A dinâmica realizada na última quinta-feira (05), no setor de Emergência da unidade hospitalar, foi conduzida por Jorge Corrêa Naves e Nicole Bertazzola Gracitelli Steigerwald, do Hospital do Coração (Hcor) de São Paulo, facilitadores do Lean no HRCC. O evento foi crucial para demonstrar, na prática, o impacto direto da organização de fluxos na qualidade, segurança e resolutividade do cuidado ao paciente.
A atividade foi dividida em dois momentos: o primeiro, “Processos Soltos e Sem Definição Clara”, e posteriormente, “Fluxos Estruturados com Metodologia Lean”. Inicialmente, a simulação retratou um cenário comum em muitas emergências: processos desorganizados, sem padronização e com pouca clareza nas etapas, evidenciando que a falta de um fluxo bem definido resulta em desperdício de tempo e recursos, além de aumentar o risco de erros que comprometem a segurança do paciente.