G1

Igreja de Nossa Senhora da Guia é interditada após deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas


Acesso à área está totalmente interditado e área afetada está coberta com lonas.

Divulgação/Arquidiocese da Paraíba

As fortes chuvas que atingem o Litoral da Paraíba desde a noite da quinta-feira (15) causaram um deslizamento de terra na lateral da Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Lucena, na Grande João Pessoa. O local está interditado. O santuário é considerado patrimônio histórico.

Um alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia ainda aponta para a possibilidade de chuvas em Lucena e nas demais cidades do Litoral neste sábado (16)

Por motivos de segurança, o acesso à área está totalmente interditado, e as celebrações de missas permanecem suspensas até que a estabilidade do local seja restabelecida. A área afetada está coberta com lonas.

Ao tomar conhecimento do deslizamento, a Arquidiocese da Paraíba acionou imediatamente o IPHAN, IPHAEP, Defesa Civil Estadual e a Prefeitura de Lucena. Segundo o Iphaep, as lonas foram instaladas de forma paliativa, com o objetivo de minimizar novos deslizamentos até que as condições climáticas permitam uma avaliação detalhada por equipes de engenharia e meio ambiente, para definição da melhor solução técnica. Uma nova visita está agendada para este sábado (16).

Fundada em 1591 pela ordem Carmelita, esta é a única igreja do período barroco do Brasil que possui o altar-mor esculpido em pedra.

Arquidiocese da Paraíba

Já de acordo com a Prefeitura de Lucena, as equipes municipais seguem monitorando e realizando visitas às áreas de risco para prevenção e atendimento emergencial.

A Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Lucena, recebe centenas de visitantes por ano. Fundada em 1591 pela ordem Carmelita, esta é a única igreja do período barroco do Brasil que possui o altar-mor esculpido em pedra.

Fortes chuvas desta sexta-feira (15), alagaram cidades da Região Metropolitana de JP

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.