Iniciativa faz parte das comemorações do centenário de nascimento do artista em outubro deste ano. Jogador precisará desenvolver um pomar no bioma cerrado. Antônio Poteiro era um dos expoentes da arte naïf brasileira e goiana
Arquivo pessoal/Instituto Antônio Poteiro
Inspirado no universo das obras do renomado artista da arte naïf brasileira e goiana Antônio Poteiro, o jogo digital Pomar de Cores lançado neste final de semana traz uma proposta ecológica e cultural, na qual o jogador precisará desenvolver e cuidar de um pomar com frutas típicas do cerrado e da cultura sertaneja, como jabuticaba, manga, pequi, buriti, baru, dentre outras. Para isso, contará com a ajuda de animais de várias espécies que vivem no bioma para trazer vida e sementes para construir o terreno.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A iniciativa lançada no sábado (26), no Instituto Antônio Poteiro, em Aparecida de Goiânia, faz parte das comemorações do centenário de nascimento do artista, marcado para outubro deste ano. De curta duração, o jogo oferece múltiplas possibilidades de arte e música a cada interação para definir os contornos do pomar.
O consultor do projeto Américo Poteiro, filho do artista, enfatiza a importância lúdica do jogo para que as pessoas conheçam as obras do pai. “Acho muito importante que o povo, as crianças e até os adultos comecem a jogar. Vão ver que tudo tem a ver com o trabalho do Poteiro”, disse.
Jogo digital baseado em obras do artista Antônio Poteiro é lançado em mídias digitais
Um dos organizadores do jogo, o compositor e produtor musical Arlam Júnior explicou que o processo para unir o universo das obras físicas do artista com o ambiente digital foi demorado e intenso, baseado em muita pesquisa e testes.
“Buscamos ter o contato direto com as obras do Antônio Poteiro, e com a consultoria do Américo Poteiro conseguimos nos aprofundar e nos conectar com os elementos propostos em cada obra. Nosso foco, neste projeto, foram os elementos da natureza relacionados ao Estado de Goiás, como os animais e árvores típicos”, ressaltou.
Leia também:
Arara Pipoca, que morreu depois de ter as asas cortadas, ganha homenagem em pintura com cores vibrantes
Feira de Arte Goiás fará homenagem a Célia Câmara
'Ainda estou aqui' e documentário sobre Maurício Kubrusly ganham prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA)
Arlam acredita que o jogo é uma abordagem diferente para que as novas gerações de goianos e brasileiros tenham acesso a arte única e original do artista, falecido em 8 de junho de 2010.
“Antonio Poteiro é para mim um grande herói goiano e durante a infância vi sua presença de forma constante em programas como Frutos da Terra e Jornal Anhanguera. Neste contexto, sinto que como desenvolvedor de jogos temos esta missão de apontar para as novas gerações os grandes heróis da nossa terra a partir de novas abordagens e novas mídias para que a arte de artistas como Antônio Poteiro continue a nos guiar e nos influenciar”, frisa Arlam.
Acesso ao jogo
O jogo é indicado para todas as idades e pode ser baixado no site do Brasbravel Studio e nas midias sociais do estúdio, da Ritus Studio e do Instituto Antonio Poteiro.
Tela do jogo Pomar de Cores
Reprodução/Instituto Antônio Poteiro
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás