G1

Justiça determina internação de dois menores envolvidos na morte de mestre de obras em assalto


Caso aconteceu no dia 2 de abril deste ano, no Jardim Medeiros, em São Carlos (SP). Terceiro adolescente de 17 anos que também participou do crime aguarda julgamento. Mestre de obras Joel de Souza Camargo, de 59 anos, foi morto com um tiro no peito durante assalto em São Carlos

Reprodução/Facebook

A Vara da Infância e Juventude de São Carlos (SP) determinou que dois adolescentes de 15 e 17 anos, envolvidos no latrocínio de Joel de Souza Camargo, sejam submetidos a medidas socioeducativas de internação por tempo indeterminado.

📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp

A medida foi determinada na segunda-feira (12). Um terceiro adolescente de 17 anos também foi apreendido e aguarda julgamento. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) limita penas de privação de liberdade a até 21 anos de idade.

O latrocínio aconteceu no dia 2 de abril deste ano. A vítima de 59 anos era mestre de obras e foi baleada no peito durante um assalto na porta de casa no Jardim Medeiros.

De acordo com o delegado João Fernando Baptista, os dois adolescentes fugiram levando a moto de Joel, que foi encontrada um dia depois. Um deles, de 17 anos, atirou contra a vítima, enquanto o outro, de 15 anos, participou do roubo. O terceiro adolescente permaneceu no carro, enquanto um adulto conduzia o veículo.

“Localizamos primeiro quem atirou e uma semana depois localizamos o 2º indíviduo, de 15 anos. O 3º indivíduo foi apreendido em outra investigação e confessou envolvimento no latrocínio”, comentou.

O Tribunal de Justiça de São Paulo informou que processos envolvendo crianças e adolescentes tramitam sob segredo de justiça, por determinação do ECA.

Nas redes sociais, Joel Camargo, morto em assalto, exibia fotos e vídeos das viagens

Arquivo Pessoal

Investigação

Segundo a Delegacia de Investigação Geral (DIG), o mestre de obras foi abordado pelos adolescentes que desceram de um Fiat Palio, visando o roubo da motocicleta, uma Honda Bros vermelha.

“Comprovamos que esses indivíduos chegaram a pé num veículo Fiat Palio, primeiro eles passaram na frente da casa da vítima, e depois desceram do carro mais acima. Eles não estavam encapuzados, sendo que o jovem de 15 anos abordou a esposa e o de 17 abordou o Joel. Nisso, a vítima entrou em luta corporal e indivíduo de 15 anos instigou o de 17 anos a atirar e ele atirou. Com Joel no chão, eles fugiram levando a motocicleta” , disse.

De acordo com o delegado, o 3º adolescente que ficou no carro foi preso em decorrência de outro crime e confessou envolvimento no latrocínio de Joel. Já a participação do adulto que dirigia o carro está sob investigação .

“Precisamos colher mais indícios da participação do adulto, isso será feito durante o inquérito e é mais demorado porque não temos prova testemunhal que praticou [o crime]”, disse.

Trio de adolescentes

O delegado João Fernando Baptista informou que o trio de adolescentes estava envolvido em vários roubos e furtos na região sul de São Carlos e possui várias passagens na polícia.

“Após a apreensão dos três adolescentes verificamos que houve uma baixa no número de roubos na região sul da cidade. Eles praticavam diversos roubos, como motos e veículo de motorista de aplicativo”, disse.

O crime

O crime aconteceu na Rua Luiz Corneta, no prolongamento do Jardim Medeiros. Segundo a Polícia Militar, a vítima saía de casa com a esposa em uma moto quando o casal foi surpreendido por dois assaltantes.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, um assaltante anunciou o roubo e encostou o revólver no peito da vítima, que tentou afastar a arma com a mão. Joel foi atingido por um disparo no peito. Um segundo tiro acertou o muro de uma residência.

A princípio foi registrado no B.O que os suspeitos chegaram em uma moto, porém a DIG informou que eles estavam em um veículo Fiat Palio.

A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu na Santa Casa de São Carlos.

Joel Souza Camargo anunciou a venda da moto na internet; ele foi moto em assalto em São Carlos

Reprodução/Facebook

A moto modelo Honda Bros foi encontrada no em um terreno no Jardim Zavaglia. O funcionário de uma empresa que fazia a limpeza no local viu a motocicleta no meio do mato.

A PM foi chamada e identificou por meio da placa que o veículo pertencia ao mestre de obras. A moto teve a venda anunciada por Joel em uma página no Facebook quatro dias antes do assalto. O valor pedido era de R$ 10,8 mil.

Mestre de obras é morto em assalto em São Carlos; é o 3º latrocínio registrado no ano

REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:

Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.