O Festival do Beiradão celebra um dos ritmos mais populares do estado e será realizado em vários pontos de Manaus. A programação vai de 19 a 22 de agosto e termina com uma grande festa no Largo de São Sebastião. Entre as atrações confirmadas estão Água Cristalina, Nunes Filho, Márcia Novo, Hadail Mesquita, Alaídenegão, Orquestra de Beiradão do Amazonas e DJ Surubim.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Nunes Filho
Divulgação
🔎 O ritmo beiradão foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial em 2023, pela Lei estadual nº 6.448, aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas.
O festival tem como objetivo valorizar a cultura local, incentivar a economia criativa e promover atividades educativas.
“O Festival do Beiradão, que propõe entretenimento, alegria, essa festa do interior para a capital, a cultura dos beiradeiros, também vai gerar política pública. O principal pilar do festival é a patrimonialização do beiradão”, destaca o produtor cultural Paulo Moura, um dos organizadores do evento.
A programação inclui também a Oficina de Registro do Beiradão: Inventário Participativo, realizada na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A atividade será conduzida por especialistas como Beatriz Calheiro, superintendente do Iphan, e Roberta Valin, técnica em Patrimônio Imaterial.
Segundo o coordenador Paulo Moura, a oficina terá uma etapa metodológica seguida da formação de grupos e da apresentação de uma minuta do documento que propõe o reconhecimento oficial do beiradão como patrimônio. O texto foi elaborado com apoio dos músicos Rafael Ângelo, Hadail Mesquita e de moradores ribeirinhos ouvidos durante a pesquisa.
🔎 O Dia Estadual do Beiradão é comemorado em 3 de outubro, conforme a Lei nº 6.797, sancionada em março de 2024.
“Vamos apresentar uma minuta para abrir o debate junto ao Iphan e aos grupos que iremos formar de maneira organizada, para melhor entendimento e construção coletiva. A superintendente Beatriz Calheiro e a assistente técnica do Iphan Roberta Valin serão mediadoras na condução da oficina, tirando dúvidas e orientando os participantes”, explica Paulo Moura.
O evento tem patrocínio do Manati Lodge e apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Confira a programação
19 de agosto — às 11h, a Assembleia Legislativa do Amazonas realiza uma sessão especial sobre os avanços do beiradão como política pública cultural.
20 de agosto — das 8h às 12h, a Escola Superior de Artes e Turismo da UEA recebe a Mostra de Cinema do Beiradão, com entrada gratuita e distribuição de pipoca e refrigerante. A Escola está localiza na avenida Leonardo Malcher, 1728, Praça 14.
A mostra inclui os documentários “Beiradão, O Ritmo do Interior”, dirigido por Fidel Graça e Luiz Almeida; “A Poética dos Beiradões”, de Rafael Ângelo; e “O Áureo da Música do Beiradão nas Rádios Manauaras na Década de 80”, de Paulo Moura.
21 de agosto - das 9h às 16h, tem a Oficina de Registro do Beiradão: Inventário Participativo, também na ESAT/UEA, com nomes como o músico e pesquisador Rafael Ângelo, o maestro Everaldo Barbosa, do Fórum Setorial de Música do Amazonas, a superintendente do Iphan Beatriz Calheiro, o produtor Paulo Moura e o músico Hadail Mesquita. A entrada é gratuita.
22 de agosto - das 17h às 22h, o Largo de São Sebastião recebe o público para o encerramento do Festival do Beiradão do Amazonas, com shows, barracas de comidas típicas e artesanato. Entre as atrações confirmadas estão: Água Cristalina, Nunes Filho, Márcia Novo, Hadail Mesquita, Alaídenegão, Orquestra de Beiradão do Amazonas e DJ Surubim.