Sirenes de alerta foram acionadas pela Defesa Civil da capital baiana diante do grande volume de chuva registrado nas áreas. Sirenes da Defesa Civil são acionadas em seis comunidades de Salvador
Com a chuva intensa que atinge a cidade de Salvador, equipes da Defesa Civil da cidade (Codesal) recomendaram que moradores de seis comunidades deixem suas casas neste sábado (3). Tratam-se das seguintes áreas com risco de deslizamento de terra:
Mamede - Alto da Terezinha;
Irmã Dulce - Cajazeiras VII;
Creche - Castelo Branco;
Moscou - Castelo Branco;
Bosque Real - Sete de Abril;
Olaria - Sete de Abril
Essas comunidades registraram acumulados de água superiores a 150 milímetros nas últimas 72 horas . O volume de chuva é considerado grande por conta do curto espaço de tempo e da maior concentração de água em algumas áreas, decorrente também da falta de estrutura de escoamento. Com isso, as sirenes precisaram ser acionadas e a Codesal aumentou o alerta para nível máximo na cidade.
A medida faz parte do protocolo do Plano Preventivo da Codesal, o PPDC, para áreas de risco em dias de chuvas intensas. Equipes da Defesa Civil se mobilizaram para que os moradores deixassem os imóveis e fossem para locais seguros previamente definidos, como escolas municipais nas proximidades.
Área com risco de deslizamento na comunidade Mamede, no Alto da Terezinha, em Salvador
Reprodução/TV Bahia
Como explica a Codesal, o PPDC é um instrumento considerado "fundamental" para prevenir e mitigar riscos de desastres naturais, como alagamentos e deslizamentos de terra. O protocolo também inclui o monitoramento de áreas de risco e resposta a emergências, entre outras ações.
O g1 questionou a prefeitura quantas pessoas ou famílias precisaram sair de suas residências e em quais escolas elas foram abrigadas, mas não obteve retorno até a noite deste sábado.
LEIA MAIS
Rio transborda após fortes chuvas e 80 famílias ficam desabrigadas no recôncavo da Bahia
Tromba d'água na Barra, carro em buraco, queda de árvore e mais: confira impacto das fortes chuvas em Salvador e RMS nesta sexta
O balanço divulgado à tarde indica que o volume de chuva registrado nas últimas 72 horas foi de mais de 200mm, com rajadas de vento de até 64,8 km/h, segundo informações do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec). Das 8h às 20h, as áreas com maiores acumulados de chuva foram:
Barro Duro - Fundac - 37,2 mm
Boca da Mata - 29,2 mm
Cassange - 28,8 mm
Cajazeiras XI - 27,2 mm
Cajazeiras VIII - Mangabeira - 27 mm
Nova Brasília - 22,6 mm
Águas Claras - 22,2 mm
Canabrava - Barradão - 21,8 mm
Valéria - 21,4 mm
Marechal Rondon - 20,2 mm
Defesa Civil orienta população a sair de áreas de risco
🌧️ Previsão do tempo em Salvador
Para domingo (4), a previsão é de céu nublado ou parcialmente nublado, com chuvas fracas a moderadas, principalmente no período da manhã.
Já na segunda (5), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas, a qualquer hora do dia.
Tempo permanece instável em parte da Bahia neste domingo (4)
🛳️ Tráfego marítimo
As chuvas também impactaram no tráfego marítimo. Na sexta-feira (2), a Capitania dos Portos emitiu um alerta vermelho por conta das condições adversas no mar. A recomendação do órgão é para que a navegação seja evitada, especialmente embarcações de pequeno porte. A travessia Salvador - Mar Grande, operada por lanchas, foi suspensa temporariamente como medida de segurança.
No sistema ferry-boat, o embarque de veículos pesados e utilitários foi suspenso. No caso das motocicletas, a travessia está permitida, mas só com o acompanhamento integral do condutor durante a viagem. A concessionária responsável pelo serviço informou que as determinações serão suspensas quando as condições do clima melhorarem.
Tromba d'água se formou em cima do mar da Barra
Reprodução/TV Bahia
Na sexta-feira (2), uma tromba d'água — tipo de fenômeno que se forma sobre o mar, como um vórtice de ar que, girando, suga a água — chegou a se formar no céu da Barra pela manhã.
LEIA TAMBÉM:
Frente fria, chuva e trovoada: confira previsão do tempo para cidades baianas no feriadão do Dia do Trabalhador
Temporal causa deslizamentos de terra, desabamentos de muros e quedas de árvore em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻