A Dataprev admitiu lentidão e instabilidade no Meu INSS por causa do número alto de acessos feitos nesta quarta-feira (14). Fraude no INSS: Meio milhão de segurados respondeu à notificação sobre descontos no benefício
Nesse primeiro dia para informar sobre a autenticidade dos descontos, quase meio milhão de segurados do INSS respondeu à notificação.
A Luzia Geralda da Silva tem 78 anos e muita dificuldade para usar a internet. Ela não conseguiu entrar no Meu INSS, mas vai continuar tentando:
"Vou entrar no aplicativo e falar não autorizei. Cadê meu dinheiro? Foi para onde? No bolso de quem que está?".
A Luzia não foi a única. A reportagem do Jornal Nacional recebeu diversos relatos de aposentados e pensionistas em todo o país com dificuldade para entrar no aplicativo e identificar os descontos. A Dataprev - responsável pelo sistema do governo - admitiu lentidão e instabilidade no Meu INSS por causa do número alto de acessos feitos nesta quarta-feira (14): 9 milhões de aposentados e pensionistas foram notificados.
No fim da tarde, o governo informou que 473 mil pessoas responderam não ter autorizado os descontos – 98,6% de todos os que concluíram o processo no site ou aplicativo Meu INSS. Apenas 6,7 mil pessoas informaram que autorizaram os débitos.
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O presidente do INSS disse que não há um prazo para os aposentados e pensionistas responderem à consulta e pediu calma:
"Tenham calma. Logicamente, no primeiro dia, há uma expectativa maior e todo mundo começou uma correria para poder acessar aplicativos, acessar 135. Mas isso não tem prazo para terminar. Todos serão ressarcidos, que tenham um pagamento ou tenham desconto indevido”, afirma Gilberto Waller Junior, presidente do INSS.
Para responder se autorizou os descontos, é preciso abrir o Meu INSS no aplicativo de celular ou no site do instituto. No Meu INSS, clique em "consultar descontos de entidades associativas". O sistema vai informar quais associações fizeram descontos. É só marcar se os débitos foram ou não autorizados. Também é possível contestar os débitos pelo telefone 135 - muitas pessoas relataram dificuldade de atendimento.
Depois da contestação, as associações terão até 15 dias úteis para comprovar a autorização dos descontos. Se não conseguirem, terão de devolver o valor, que será direcionado pelo INSS para o segurado. Se não devolverem, a Advocacia-Geral da União assumirá o processo.
O aposentado Júlio Ramos Rodrigues de Oliveira conseguiu responder com ajuda da família. Disse que não autorizou os descontos e, agora, aguarda a devolução do dinheiro:
"Agora desautorizei. Estou mais sossegado, estou mais tranquilo. É só esperar agora ver se eles vão estornar esse dinheiro que levaram sem a gente autorizar”.
Ainda não há um calendário para pagamento e não se sabe o tamanho do prejuízo. Se as entidades não devolverem o dinheiro, o governo garante que vai assumir o pagamento - quer usar R$ 1 bilhão em bens apreendidos na investigação. Também pediu na Justiça o bloqueio de mais de R$ 2,5 bilhões dos investigados. O governo ainda não explicou de onde virá o restante do dinheiro, se a fraude ultrapassar esses valores.
No 1º dia para informar sobre a autenticidade dos descontos, quase 500 mil segurados do INSS responderam à notificação
Reprodução/TV Globo
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