G1

Procon Estadual interdita empório de Uberlândia e recolhe todos os produtos por más condições sanitárias


Estabelecimento foi fechado após fiscais encontrarem mercadorias vencidas, pragas, sujeira e ausência de alvará de funcionamento. Todos os produtos do empório foram recolhidos nesta semana em Uberlândia

Procon-MG/Divulgação

O Procon-MG, órgão vinculado ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), interditou o Empório do Farley, localizado no Bairro Umuarama, em Uberlândia, após uma operação de fiscalização motivada por denúncia anônima. As informações foram divulgadas na quarta-feira (30).

O g1 tentou contato com o estabelecimento, mas as ligações não foram atendidas.

🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região

Durante a inspeção, que contou com o apoio da Vigilância Sanitária Municipal e da Polícia Militar (PM), os fiscais encontraram o estabelecimento sob condições sanitárias insatisfatórias, incluindo a presença de baratas, forte mau cheiro, prateleiras enferrujadas e grande acúmulo de sujeira.

Os depósitos estavam desorganizados, com produtos vencidos misturados aos próprios para consumo, além de alimentos derramados no chão, aumentando o risco de contaminação.

O local ainda operava sem alvará de funcionamento e sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Produtos do empório foram apreendidos

A fiscalização também apreendeu todos os produtos do comércio de forma cautelar após identificar a venda de mercadorias vencidas ou avariadas. Além disso, os produtos impróprios para o consumo estavam sendo descartados em caçamba comum, sem o envolvimento de empresa especializada, o que, segundo o Procon Estadual, contraria as normas ambientais e sanitárias.

LEIA TAMBÉM:

Procon recolhe mais de 700 pares de chinelos falsificados em loja no Centro de Uberlândia

Bares e distribuidoras de Uberlândia são notificados por barulho e venda de cigarro falso

Farmácias de Uberlândia são fiscalizadas por venda irregular de medicamentos

Outro ponto crítico apontado pela fiscalização foi a ausência de controle de pragas válido, vencido desde o último dia 20 de abril.

Ainda de acordo com o MPMG, o responsável pelo local não apresentou notas fiscais para a maioria dos produtos, que, segundo ele, eram adquiridos como "salvados", ou seja, mercadorias com algum tipo de avaria ou perda durante o transporte ou armazenamento.

Interdição total

O empório foi interditado e só poderá voltar a funcionar após a realização de uma limpeza completa, descarte adequado dos produtos por empresa especializada, reorganização do espaço, regularização da documentação e apresentação de laudo sanitário à Vigilância Sanitária Municipal.

Estabelecimento ficará fechado até a regularização e apresentação de laudo sanitário

Procon-MG/Divulgação

Produtos avariados também foram recolhidos

Procon-MG/Divulgação

📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.