Protestos contra reintegração de posse interditam Marginal Tietê.
Uma manifestação de moradores do bairro Tiquatira contra uma reintegração de posse bloqueou duas pistas locais da Marginal Tietê, na Zona Leste de São Paulo, no início da noite desta segunda-feira (11). A interdição ocorreu no sentido Ayrton Senna, perto do acesso à Rodovia Presidente Dutra e foi liberada às 19h38, segundo informações da CET.
Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o ato transcorreu de maneira pacífica, sendo acompanhado pela Polícia Militar.
Em nota, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) informou que a área em que há ação de reintegração de posse e onde está instalada a favela Nova Kampala – Gabriela Mistral é de propriedade da companhia.
O comunicado frisa ainda que "as condições atuais são impróprias para moradia devido à contaminação do solo".
A CDHU diz oferecer aos habitantes do local "a saída da área com auxílio-moradia no valor de R$ 800 até o atendimento definitivo, para o qual será oferecido todo o rol de programas disponíveis na política habitacional do Estado".
Manifestantes ocuparam duas pistas locais da Marginal Tietê.
Reprodução/Globocop
Também afirma que, entre entre 23 de junho e 4 de julho, foi realizado cadastro com mapeamento e numeração de domicílios, além de ter sido montado um escritório próximo à comunidade para atender os moradores, tirar eventuais dúvidas e realizar os trâmites para o reassentamento.
O projeto do governo para o entorno da área é instalar a estação do metrô Gabriela Mistral, da Linha 2-Verde, e a de trem para as linhas 12-Safira e 14-Jade.
Também estão previstas a extensão da Rua Natal Basile, a descontaminação do solo e as construções dos acessos às estações.