G1

Rio Innovation Week 2025: ética guia a 5ª edição da maior conferência global de tecnologia e inovação


Com 40 palcos simultâneos, Rio Innovation Week 2025 promove a reflexão ética, a busca pela inovação e a construção de um futuro melhor

Divulgação

Entre os dias 12 e 15 de agosto, o Píer Mauá, no Rio de Janeiro, é o centro das atenções para a maior conferência global de tecnologia e inovação: o Rio Innovation Week 2025 (RIW). A expectativa é receber cerca de 185 mil participantes, entre profissionais, acadêmicos, empreendedores e interessados em geral. Em sua quinta edição, o RIW fomenta debates, negócios e conexões estratégicas.

Ao longo de quatro dias intensos, o evento conta com mais de 3 mil palestrantes, 2 mil startups e 400 expositores distribuídos em uma área de 90 mil metros quadrados, com 40 palcos simultâneos e uma estrutura 20% maior que a da edição anterior. No entanto, o RIW se consolida não só pelo tamanho, mas pela diversidade e peso dos nomes que reúne.

Entre os palestrantes estão vencedores de Prêmios Nobel, especialistas em inteligência artificial, ativistas socioambientais, atletas olímpicos, escritores renomados e líderes em tecnologia e cultura. Esse conjunto plural de vozes forma um ecossistema único, que debate os temas mais urgentes do nosso tempo, conectando ciência, ética, sociedade e inovação para inspirar o futuro.

Ética no centro das discussões

O tema central deste ano, “Um olhar através da ética”, guia as discussões em torno do papel da tecnologia e da inovação para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e inclusiva. Com 15 trilhas temáticas, o evento aborda questões que vão muito além da tecnologia em si, incluindo:

• Diálogos inspiradores

• Agronegócio;

• Saúde;

• Energia;

• Ciência e educação;

• Empreendedorismo e Open Innovation;

• Geopolítica, Governança e Jurídico;

• Novas Tecnologias;

• Sociedade, arquitetura e design

• Impacto socioambiental e mudança climática

• Branding experience

• Economia Criativa

• Esporte

• Mercado Financeiro e Cripto

• Varejo

• Diversidade, equidade e Inclusão

Segundo Jerônimo Vargas, cofundador e diretor geral do evento, a humanização permeia cada um dos temas do RIW 2025. “Reunimos grandes mentes, e isso dá um caráter especial ao evento, que vai além da inovação e da tecnologia. O Rio Innovation Week promove reflexões, trocas de ideias e discussões que geram oportunidades e fazem as pessoas repensarem os caminhos. Uma das nossas missões é justamente esta: garantir que a inovação e a tecnologia não nos façam perder o senso de humanidade.”

Experiências imersivas e estrutura única

Uma das atrações que chamam atenção é a presença do NAM Atlântico (A140). O maior navio da Marinha Brasileira possui 203 metros de comprimento (área semelhante a dois campos de futebol) e 30 metros de altura (próximo a um prédio de 10 andares); além de capacidade para transportar até 18 aeronaves.

Experiências imersivas no Rio Innovation Week 2025 combinam tecnologia de ponta e inovação para conectar participantes a novos mundos

Divulgação

No Espaço Kobra, o segundo andar será transformado em um palco de experiências multissensoriais, com três conferências imersivas, retratando clima, esporte e cidades do futuro. Exposições artísticas e tecnológicas reunirão fotografias e registros impactantes sobre o meio ambiente, ondas gigantes surfadas ao redor do mundo e mobilidade urbana, criados por institutos e estúdios de design de renome internacional.

Conexões e inovação aberta

O RIW também reforça seu compromisso com o empreendedorismo e a inovação aberta, criando um ambiente que conecta negócios emergentes, investidores, pesquisadores e grandes empresas.

“O Rio Innovation Week é um lugar onde tecnologia, negócios e cultura se unem para criar o futuro. Aqui, a gente não só fala de mudança: faz acontecer. Conectamos os melhores talentos, das startups aos grandes players, para transformar ideias em realidade. E a cada ano a gente evolui essa experiência, trazendo os maiores nomes globais para inspirar e acelerar essa revolução tecnológica”, pontua Fábio Queiróz, cofundador e diretor do evento.

Palestras inspiradoras reúnem especialistas e público engajado para discutir os caminhos da inovação e da ética

Divulgação

A Trilha de Empreendedorismo reune representantes de mais de 30 países, fomentando conexões estratégicas e trocas de experiências. Mais de 2 mil startups têm a oportunidade de apresentar suas soluções em mentorias, rodadas de negócios e pitches para investidores. No VC Square, fundos de venture capital e investidores-anjo debatem as melhores práticas para acelerar o mercado. Além disso, o Palco Deep Tech é dedicado à pesquisa e desenvolvimento de inovação, enquanto o The Developer Conference (TDC) foca em profissionais de tecnologia, incluindo especialistas em infraestrutura, inteligência artificial e inovação digital.

“A ideia é apoiar o novo empreendedor, oferecendo espaço para expor, conectar-se com potenciais clientes e investidores, além de aprimorar sua jornada. Grandes empresas podem estar em busca de soluções que startups já têm. Queremos construir essa ponte e criar meios reais para que esses empreendimentos ganhem vida”, explica Carlos Junior, sócio institucional e diretor de Inovação Aberta do Rio Innovation Week.

4 dias. Milhares de idéias. Todas no Rio.

O evento deve movimentar mais de R$ 4 bilhões em negócios e gerar aproximadamente 22 mil empregos diretos e indiretos. Mais do que números, o Rio Innovation Week 2025 é um espaço para criar conexões reais, experiências exclusivas e inspirar reflexões que poderão moldar o futuro.

Está tudo pronto — só falta você. O RIW 2025 acontece de 12 a 15 de agosto no Píer Mauá, Rio de Janeiro. Conheça toda a programação acessando o site oficial do Rio Innovation Week e garanta seu ingresso aqui.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.