Registrado entre o Cabo Horn e a Antártica, tremor também atingiu o sul da Argentina. O Chile emitiu um alerta de tsunami após um tremor de magnitude 7.5 ser registrado no extremo sul do país nesta sexta-feira (2).
Segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o tremor foi registrado às 8h58 (horário local) 218 km ao sul de Puerto Williams, cidade da região de Magallanes.
As pessoas evacuam a costa no Chile, seguindo um aviso preventivo de tsunami gerado pelas autoridades locais, após um terremoto provocar uma ameaça de tsunami na costa do Pacífico, em Punta Arenas, Chile, em 2 de maio de 2025
Rodrigo Maturana/Reuters
O fenômeno foi registrado no mar, a 10 km de profundidade. Segundo informações da agência de notícias Reuters, o tremor foi na região da passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártica. O terremoto também foi sentido no sul da Argentina, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.
Um alerta vermelho foi declarado pelo Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres, o Senapred do Chile. O Senapred pediu que a região costeira de Magallanes, no extremo-sul do país, e a praia do território antártico sejam esvaziadas por uma ameaça de tsunami.
Ainda de acordo com o serviço, o alerta vermelho significa que todos os recursos necessários vão ser mobilizados para controlar a situação.
Local onde foi registrado o tremor, no Chile.
Arte/g1
O presidente do Chile, Gabriel Boric, fez um apelo na rede social X para que o pedido de evacuação da região costeira de Magallanes seja cumprido. Segundo ele, a ação é preventiva.
Site do governo dos EUA registra terremoto no sul do Chile
Reprodução/NOAA
Esta reportagem está em atualização.