G1

Violação de túmulo em cemitério assusta moradores de Nova Descoberta, em Petrolina


Nas redes sociais, vídeos foram divulgados com um crânio pendurado em um ferro do muro do cemitério. A cena macabra assustou os moradores. Cemitério em Nova Descoberta foi violado e um crânio ficou exposto

Moradores do Distrito de Nova Descoberta, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, estão preocupados com os casos de violação de túmulo no cemitério local da comunidade. Nas redes sociais foram divulgados vídeos com um crânio pendurado em um ferro do muro do cemitério. A cena macabra assustou os moradores.

Casos de violação de túmulos em cemitério vem assustando moradores da zona rural de Petrolina

Reprodução/redes sociais

Dona Rosenilda Silva conta que estava viajando quando soube que o túmulo da família tinha sido violado no cemitério de Nova Descoberta. O túmulo violado pertencia aos pais de Dona Rosenilda, Raimundo Sebastião da Silva e Maria da Silva, falecidos em anos consecutivos.

"A minha irmã ligou me mandando foto que a catatumba estava aberta, daí eu retornei, e aí constatei o fato que estava tudo aberto. Daí já tinha uma cabeça que estava bolando nos grupos, o pessoal tirando foto, fazendo resenha há dias. E eu até já tinha visto, só que nem imaginava que poderia ser a dele [meu pai]", explica a lojista.

Após o incidente, a família fez a retirada do crânio de Raimundo e lacrou novamente o túmulo. Rosenilda também registrou um boletim de ocorrência e espera que nenhuma outra família precise enfrentar o sofrimento que ela está vivendo.

O presidente da Associação de Moradores de Nova Descoberta, Joaquim Souza, explicou que o cemitério foi originalmente doado por uma família local e que, ao longo dos anos, a comunidade tem se mobilizado para melhorar o espaço, com a construção de um muro e a expansão do cemitério. Recentemente, a comunidade arrecadou recursos para construir um novo muro, mas o portão já apresenta problemas.

"Tudo é por conta da comunidade, o que vem a acontecer é por conta da comunidade. Vocês têm condição de manter a segurança patrimonial do cemitério? Não, a gente não tem condição porque não tem finanças para isso, não tem meios para isso. A gente até já tem tentado ver de alguma forma, mas até então não conseguimos, porque é uma coisa muito difícil é reunir as pessoas", ressalta Joaquim.

Joaquim também relatou que, em outras ocasiões, encontrou pessoas de fora da comunidade cavando túmulos no cemitério, embora não haja registros oficiais sobre essas ocorrências. O caso gerou questionamentos sobre a responsabilidade pela segurança do cemitério.

A Polícia Militar informou que a administração e segurança dos cemitérios públicos são de responsabilidade da gestão municipal e ressaltou que "A PMPE atua na prevenção de delitos e manutenção da ordem por meio do policiamento ostensivo, estando sempre à disposição para atender às demandas da população, dentro dos limites legais de sua atuação".

Já a Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil destacou que a administração dos cemitérios da zona rural é de responsabilidade da própria comunidade. A Secretaria também se solidarizou com as famílias afetadas e orientou os moradores a procurarem as autoridades para investigar os crimes.

Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.