G1

Você se lembra? Veja memórias que vivem com moradores de Brasília


Capital já tem ausências que continuam fazendo parte da vida dos moradores do DF — nem que seja só nas recordações. Lembranças de Brasília

André Bessa/Acervo TV Globo; Arquivo Público e Getúlio Romão

Brasília completou 65 anos no último dia 21. Apesar da pouca idade, comparada a outros grandes centros urbanos, a capital já tem ausências que continuam fazendo parte da vida dos moradores do Distrito Federal — nem que seja só nas recordações.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.

O g1 separou algumas delas:

"viatura-joaninha";

trenzinho do Parque da Cidade;

vans de transporte público;

Gran' Circo Lar;

piscina de ondas;

Clube Primavera;

kombi "pizzaiola".

"Viatura-joaninha" no Parque da Cidade

Viatura no Parque da Cidade de Brasília se parecia com joaninha

Entre a década de 90 e o início dos anos 2000, a segurança do Parque da Cidade contava com o reforço na segurança com carros que circulavam pela área. O que chamava atenção de quem frequentava a região eram os adesivos de bolinha e a cor vermelha dos veículos que o transformavam em uma "joaninha".

Trenzinho do Parque da Cidade

Trenzinho do Parque da Cidade, em Brasília

Arquivo Público/Reprodução

Quando ainda se chama Rogério Pithon Farias, o Parque da Cidade tinha 16 estações de trenzinho espalhadas ao longo da região. Até o início dos anos 90, a atração proporcionava aos frequentadores um passeio ao redor do maior parque urbano da América Latina.

Vans de transporte público do DF

Vans de transporte do DF

Arquivo público/Reprodução

O transporte público de Brasília é tema sensível há várias décadas. Em 2008, o fim do Serviço de Transporte Público Alternativo foi anunciado pelo governo do DF. À época, as 850 linhas das vans que circulavam pela capital foram substituídas por 320 linhas de micro-ônibus. A mudança gerou polêmica entre trabalhadores e usuários do transporte público.

Gran' Circo Lar

Gran Circo Lar, em Brasília

Arquivo Público/Reprodução

Aberto em 1978, o local foi refúgio de muitos moradores da capital durante os longos períodos de seca. Foram 20 anos até que a piscina de ondas fosse desativada, em 1997. Em outubro do ano passado, o GDF contratou uma empresa para reformar a atração. O contrato prevê cerca de 2 anos para as obras.

Piscina de ondas do Parque da Cidade

Piscina de ondas do Parque da Cidade, em Brasília

Arquivo Público/Reprodução

Quem assistiu a um show nesse lugar? O Gran' Circo Lar, na Esplanada dos Ministérios, foi inaugurado em 1985, inspirado no projeto do Circo Voador, no Rio de Janeiro. Além dos eventos culturais, o local chegou a oferecer ensino básico e aulas de circo para crianças em situação de rua. O Gran' Circo Lar foi demolido dar lugar ao Complexo Cultural da República.

Clube Primavera

Clube Primavera foi inaugurado em Taguatinga, DF, nos anos 1980

Getúlio Romão/Reprodução

O clube Primavera foi inaugurado em 1972 e atraía muitos moradores de Taguatinga nos dias de calor da capital. O espaço ficava na QSC 17 e chegou a ter 20 mil sócios, que se divertiam em piscinas, quadras, saunas, bar e restaurantes. Era ainda palco de bailinhos de carnaval. No entanto, o clube primavera fechou e foi abandonado nos anos 1990, por causa de dívidas.

Kombi "pizzaiola"

Kombi 'pizzaiola' fazia entregas em Brasília

André Bessa/Acervo TV Globo

Empresários de Brasília inovaram ao fazer pizzas dentro de uma kombi, enquanto iam para a casa do cliente fazer a entrega. Não só a ideia chamava atenção à época, nos anos 90, como o veículo também: uma kombi com chapéu de cozinheiro e bigode. Depois, uma moto também foi adaptada para cozinhar as pizzas no caminho da entrega.

LEIA TAMBÉM:

1º DE ABRIL: lendas e mentiras sobre Brasília que ganharam fama

LENDAS DE BRASÍLIA: 'túneis secretos' que ligam prédios da Esplanada dos Ministérios são reais?

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.