G1

Volume de chuvas em abril supera 170% da média e encerra período chuvoso com recordes em Uberlândia e região


Tupaciguara lidera o ranking do acumulado de chuvas no Triângulo Mineiro com mais de 330 mm em abril. Frio chega neste domingo (4) na região e temperaturas caem para 13 °C. Uberlândia teve o 5º abril mais chuvoso da história desde 1980, diz geógrafo

Caroline Aleixo/g1

Abril encerrou o período chuvoso em Uberlândia com um acumulado de precipitações muito acima da média histórica. Segundo a Defesa Civil, o volume registrado foi de 147,4 mm, 172,5% acima da média climatológica de 85,4 mm.

As informações climatológicas são registradas pela Estação de Observação de Superfície Automática (EMA) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelas 72 estações instaladas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e Prefeitura de Uberlândia, na área urbana e zona rural da cidade.

🔔 Receba no WhatsApp notícias do Triângulo e região

Em comparação com os dois anos anteriores, o contraste impressiona ainda mais: foram 58,8 mm em abril de 2023 e 18,8 mm em 2024. Segundo o geógrafo William Borges, o verão de 2024 não foi tão chuvoso, antecipando o período de seca na região

Neste ano, as chuvas que ocorrem entre o fim de março e início de abril se estenderam, tornando abril de 2025 o 5º mais chuvoso da série histórica desde 1980.

“A atmosfera ainda estava com condições de verão, com muita umidade para a época do ano. O clima começa a ficar mais seco na segunda quinzena de abril, mas isso acabou não ocorrendo. Nestes últimos 10 dias, com a atmosfera com mais umidade relativa do que se espera para esse mês, acabou precipitando acima do esperado para o mês de abril”, explicou Borges.

Acumulado chuvas em Uberlândia - Série Abril

Volume de chuvas nos bairros de Uberlândia

Entre os bairros de Uberlândia, o maior acumulado de chuva foi registrado na região do São Jorge (estação do CEU Campo Alegre), com 212,9 mm. O menor índice foi observado na região do Chácaras Tubalina, com 68,5 mm. Veja a tabela abaixo com os maiores acumulados na cidade.

Maiores precipitações de chuva em Uberlândia - Abril/2025

Chuvas generalizadas e acima da média no Triângulo Mineiro

O comportamento atípico das chuvas também foi observado em outros municípios da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O destaque ficou para Tupaciguara, com um acumulado de 331,3 mm em abril, quase o triplo da média climatológica da região, que varia entre 80 a 120 mm.

Na outra ponta, Abadia dos Dourados teve o menor volume de chuvas da região em abril, com 52,5 mm, segundo a Defesa Civil.

Início do período de estiagem e do frio na região

Abril, com seus recordes históricos de chuva no Triângulo e Alto Paranaíba, encerrou o período chuvoso no primeiro semestre de 2025.

A partir de agora, a previsão é de estiagem. “A não ser que haja uma frente fria continental para trazer chuva, mas de até o dia 17 de maio sem previsão de chuva. Se chover, é chuva sem grandes volumes significativos”, comentou o geógrafo.

William disse que a tendência é a seca se prolongar até o mês de setembro. Com a chegada da primavera, as chuvas voltarão a ser constantes na região.

Além disso, com o fim do período chuvoso, o tempo também tende a mudar. A entrada de ar polar vai fazer a região mineira esfriar a partir deste domingo (4). A condição deve prevalecer até a próxima sexta-feira (9) com as temperaturas mínimas chegando a 13°C em cidades como Uberaba e Araxá, no Alto Paranaíba.

LEIA TAMBÉM:

Rondon Pacheco, Haia e Minervina Cândida: temporal alaga ruas e deixa carros ilhados

Chuva de 2 horas alaga casas e deixa famílias ilhadas no Bairro Morumbi

Ruas e avenidas de Uberlândia alagam em uma hora de chuva

📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e X

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.