loader

APÓS INCÊNDIO, ITABUNA ORGANIZA RETOMADA DA CENTRAL DE TRIAGEM DE RECICLÁVEIS

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • APÓS INCÊNDIO, ITABUNA ORGANIZA RETOMADA DA CENTRAL DE TRIAGEM DE RECICLÁVEIS
APÓS INCÊNDIO, ITABUNA ORGANIZA RETOMADA DA CENTRAL DE TRIAGEM DE RECICLÁVEIS

Representantes das instituições envolvidas na criação do sistema de coleta seletiva de Itabuna se reuniram, nesta terça-feira (2), para instaurar a comissão responsável pelas diretrizes da retomada da Central de Triagem de Coletiva Seletiva, que teve sua sede destruída por um incêndio, na madrugada de segunda-feira (1ª). O secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, conduziu a reunião, representando o prefeito Augusto Castro (PSD).

Coordenador do Programa Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro informou que a Biosanear trabalha na retirada dos destroços e na limpeza do terreno. “Em paralelo, estamos trabalhando para reabrir a Central de Triagem no mesmo local, só que em uma parte do galpão que não foi atingida pelo fogo. Não podemos parar o sistema. Os agentes ambientais precisam continuar trabalhando”, acrescentou o secretário.

Há suspeita de que o incêndio tenha sido criminoso, segundo a Prefeitura. A Polícia Civil investiga a origem das chamas.

O fogo consumiu todo o material armazenado pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna (AACRI), que administra a Central. “A venda desses materiais ocorreria nesta semana e seria o nosso salário do mês de janeiro. Não sabemos o que fazer, porque além de perdemos materiais já reciclados, também ficamos sem o galpão de trabalho junto com equipamentos. Não conseguimos nem estimar o prejuízo, porque tem essa parte da estrutura e equipamentos”, lamenta a presidente da Associação, Carissa Araújo.

Já Rosivaldo Pinheiro pediu que a sociedade itabunense continuem a destinar materiais recicláveis ao serviço de coleta seletiva, do qual depende a renda da Associação. “Os agentes ambientais trabalham com a logística reversa, com o município que contrata o serviço, mas também precisam e dependem muito do processamento dos materiais”, explicou.

Também participaram da reunião a defensora pública estadual (DPE-BA) Aline Müller; a assistente social Andréa Reis; e Maurício Sena, da CVR Costa do Cacau; além de representantes da Biosanear, Procuradoria Geral do Município, secretarias municipais de Segurança e Ordem Pública; de Agricultura e Meio Ambiente; e de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB).


Publicada por: Pr. Elias Fernandes

Copyright © 2024 PROEVES FM (BEM VINDO). Todos os direitos Reservados.