As contas de luz e água dos brasileiros devem subir em 2024. No primeiro caso, a estimativa é que o reajuste seja de 5,6% e no segundo, de 18%.
É o que apontam as projeções divulgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sindcon).
Para os dois casos, o aumento estimado está acima da inflação projetada para o período, de 3,87%, segundo consulta feita pelo Banco Central.
Apesar do reajuste este ano, no caso da tarifa de energia, por exemplo, o aumento em 2023 foi superior, de 5,9%. No caso das tarifas de água, os aumentos variam de acordo com estados e municípios.
Por que as contas de luz e água vão ficar mais caras em 2024?
Luz
Os reajustes praticados pela Aneel são feitos anualmente.
Para aumentar a conta de luz, fatores como a expansão da rede de transmissão, valor dos subsídios (que são rateados entre os consumidores) e energia contratada no mercado cativo (ou seja, quando a pessoa contrata a energia via distribuição local, de empresas como a Enel, EDP e Light, por exemplo. estipulada pela Aneel, que faz o reajuste anual dos contratos de concessão) influenciam no reajuste da tarifa de energia.
Publicada por: Pr. Elias Fernandes
Copyright © 2024 PROEVES FM (BEM VINDO). Todos os direitos Reservados.