Quatro famílias precisaram ser realocadas pela prefeitura pois tiveram seus imóveis atingidos pelo temporal que passou pela cidade neste domingo (19) à tarde. Temporal deixa casas destelhadas em Elias Fausto
O temporal que atingiu Elias Fausto (SP) na tarde deste domingo (19) causou o destelhamento de quatro casas de um condomínio habitacional no Distrito de Cardeal, fazendo com que as famílias precisassem deixar os imóveis. Segundo os institutos de meteorologia, consultado pela EPTV, as rajadas de vento que passaram pela cidade foram estimadas entre 50 e 70 quilômetros por hora. Um dos moradores relatou ter ficado em choque quando viu os ferros caindo no chão. - ????Leia mais na reportagem, abaixo.
???? Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostram que a cidade foi atingida por um núcleo de instabilidade, registrando 10 milímetros em volume de chuvas em um período de 20 minutos.
O coordenador da Defesa Civil, Mario Giatti, explicou que devido a localização, o bairro onde os destelhamentos ocorreram foi mais afetado. "Devido a posição geográfica de Cardeal, os ventos foram mais fortes nessa região, e a estrutura não suportou essa carga.
Casas destelhadas em Elias Fausto
Defesa Civil de Elias Fausto
Conjunto habitacional
As casas que foram destelhadas na vizinhança são novas, entregues recentemente, e pertencem a um projeto habitacional sustentável dedicado a famílias que tem filhos com algum tipo de deficiência.
Segundo a prefeitura, os seis imóveis do projeto foram construídos por cerca de R$ 2.300.000, sendo cada casa avaliada em torno de R$ 400 mil.
Durante o temporal que atingiu o local no domingo, quatro casas tiveram o telhado levado pelo vento. Após a cobertura se desprender, os imóveis acabaram recebendo muita água e vento na parte de dentro, danificando móveis, eletrodomésticos e pertences pessoais dos moradores.
'Fiquei em choque'
Casas foram destelhadas em Elias Fausto durante temporal
Defesa Civil de Elias Fausto
Em relatos dados à EPTV, afiliada da TV Globo, os moradores do conjunto habitacional contam o susto que levaram ao ver que o vento havia levado o telhado das casas.
Uma das pessoas que tiveram o imóvel destelhado, a dona de casa Ana Paula Luz conta que precisou pensar rápido para se proteger durante o temporal. "Eu corri para dentro do carro, eu e a vizinha junto com as crianças dela", disse.
Ela e a família foram beneficiados com a casa no local, e ficaram felizes quando se mudaram, mas Ana Paula agora teme em continuar na casa.
"A gente até ficou feliz quando pegou a casa, porque a maioria que tá aqui paga aluguel, tem gasto com as crianças que são especiais, mas esse material era novidade pra todo mundo. Espero que arrumem, que façam com material melhor, agora a gente fica com medo de ficar aí".
A casa de Paulo e Edineia Ribeiro conseguiu resistir ao temporal, mas a experiência que a família tiveram foi bastante assustadora, com medo de que o mesmo acontecesse no imóvel.
"Eu fiquei em choque, quando eu vi os ferros caindo no chão. Como arrancou os de lá, já estava eu e meu filho aqui esperando", conta Paulo.
"No momento, a hora que aconteceu tudo, eu não estava aqui. Eu estava chegando e eles começaram a gritar, porque não podia ficar no fio, cuidado com o fio, e eu fiquei pasma. Eu chorei muito, eu tô muito triste, mas agradeço muito a Deus que não aconteceu o pior a alguma vítima", descreve Edineia.
Atingidos pelo temporal
Chuvas destelham casas, deixam condomínio habitacional de Elias Fausto sem energia e famílias precisam deixar imóveis
Edwin Martins Fujikawa/Prefeitura de Elias Fausto
Quatro famílias que moram no local precisaram deixar as residências, de acordo com informações da administração municipal ao g1, e foram realocadas em hotéis. Outras duas famílias, preferiram ir para casa de parentes, segundo a prefeitura.
Ainda segundo informou a Prefeitura de Elias Fausto ao g1 na noite deste domingo, o local ficou sem energia. Com as chuvas registradas na cidade os telhados foram arrancados, além dos postes de energia, com toda a fiação elétrica. Carros também foram afetados pelas chuvas.
Equipes da perícia e da Defesa Civil estiveram no conjunto habitacional, recém-construído, para atender famílias de pessoas com deficiência. Empresa responsável pela construção do conjunto residencial foi acionada pela prefeitura e a Defesa Civil atua no local.
Prefeitura
O prefeito de Elias Fausto, Tato Bicudo, alega que as casas foram entregues na gestão anterior e que fez questão de acionar a Polícia Civil para registrar Boletim de Ocorrência e pedir perícia, pois os imóveis estão em período de garantia por parte da construtora.
"A gente vai para o Ministério Público, denunciar as possíveis irregularidades dessa obra. E a gente vai realocar essas pessoas [quatro famílias] em um hotel aqui na cidade", diz o prefeito.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Publicada por: RBSYS