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Exército busca se blindar contra ataques nas redes sociais

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Exército busca se blindar contra ataques nas redes sociais

Na nova Política de Comunicação Estratégica (EB10-P-01.023), documento ao qual a Revista Sociedade Militar teve acesso, o General de Exército Tomas Miguel Miné reafirma a fé de que o Exército goza de alto índice de credibilidade perante a sociedade.

“O EB goza de alto índice de credibilidade perante a sociedade, consubstanciada pelos seus valores, pelo sentimento do dever, pelo pundonor militar e pelo decoro da classe, impondo aos seus integrantes conduta moral e profissional irrepreensíveis, com a observância dos preceitos da ética militar”, diz trecho do documento.

Os processos comunicacionais do Exército são planejados e executados em harmonia com a gestão e a segurança da informação, considerando o caráter estratégico da comunicação, particularmente quando se assumem posicionamentos e riscos inerentes ao trabalho com cenários prospectivos.

Trechos do documento

  1. Comunicação estratégica (Com Estrt) é a sistematização contínua dos processos comunicacionais do Exército Brasileiro (EB) para todos os públicos de interesse na busca do alinhamento da integração e da sincronização da comunicação institucional a fim de manter a legitimidade e a credibilidade visando possuir liberdade de ação.
  2. A Com Estrt é balizada pela missão da Força confirmada pelas entregas à sociedade e alicerçada nos valores institucionais. Tem como objetivo final a sinergia de todos os esforços de comunicação colimados no mais alto nível de governança e gestão, produzindo efeitos de longo prazo que cooperem com a concretização da visão de futuro do EB, contribuam para o atingimento dos Objetivos Estratégicos do Exército e mantenham a sociedade brasileira informada das ações, operações e valores do EB.

Objetivos da nova Política de Comunicação Estratégica

A Política de Comunicação Estratégica do Exército Brasileiro (Pol Com Estrt EB) tem por objetivos:

  1. Alinhar os discursos sobre as características, peculiaridades e os valores de uma Instituição permanente;
  2. Direcionar a integração e a sincronização de ações da Instituição de forma que suas inter-relações produzam um efeito sinérgico compreensível e duradouro;
  3. Proporcionar aos decisores liberdade de ação;
  4. Promover a integração do Sistema de Comunicação Estratégica (SISCEEx) com os outros sistemas que operam na dimensão informacional;
  5. Direcionar os esforços perante os públicos-alvo proritários de forma proativa;
  6. Ampliar as parcerias com órgãos externos à Força com a finalidade de conciliar interesses e coordenar esforços para a consecução de objetivos e propósitos comuns;
  7. Salvaguardar a Instituição, observando as imposições prescritas nos instrumentos legais;
  8. Preservar as informações pessoais e a segurança dos dados custodiados ao Exército, adequando a normatização interna aos preceitos legais da administração pública federal;
  9. Orientar a elaboração de diretrizes e planos referentes ao SISCEEx;
  10. Orientar a formação e a especialização dos recursos humanos necessários ao perfeito funcionamento do SISCEEx;
  11. Estabelecer critérios e procedimentos para que a Comunicação Estratégica seja corretamente estruturada, operacionalizada e conduzida.

Publicada por: Pr. Elias Fernandes

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