Na posse de seu cargo em 1º de janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometia acabar com a fila de espera do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social). No entanto, essa promessa não foi cumprida, visto que o número de solicitações em análise cresceu meio milhão desde sua posse.
No fim de dezembro de 2022, o INSS tinha 1.087.858 solicitações em análise. Quando o ano da gestão do petista acabou, esse número havia subido para 1.545.376. Apesar de o presidente ter reiterado várias vezes seu compromisso de acabar com a espera pelo benefício, em julho do mesmo ano, a fila alcançou seu ápice com 1.833.567 solicitações.
Com a problemática da fila de espera se tornando cada vez mais evidente, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, passou a declarar que zerar a fila seria “impossível” e uma promessa nesse sentido seria “mentirosa”. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, argumentou que o foco deveria estar no tempo que os beneficiários aguardam para serem atendidos.
Segundo Stefanutto, apesar do grande número de solicitações em análise, a gestão de Lula teve êxito em reduzir o tempo de espera para o atendimento. O tempo de espera, que era de 79 dias quando Lula iniciou sua gestão, caiu para 47 dias no último mês.
O INSS atribui esse aumento a dois fatores principais. Um deles é a maior procura da população pela autarquia, que resultou no aumento da quantidade de pedidos requeridos por mês, ultrapassando 1 milhão. O outro fator seria um “represamento de dados”, que segundo Stefanutto, foi causado pela incongruência nos repasses sobre a seguridade social pelo governo anterior.
Houve uma grande discrepância entre os números oficiais deixados pela gestão de Jair Bolsonaro (PL) e os dados remetidos para o Ministério da Casa Civil durante o período de transição. Enquanto os dados oficiais registravam 1.231.322 pedidos em análise, os dados da transição chegaram a 2.000.000.
Para o futuro, Stefanutto prevê um INSS mais equilibrado, onde a questão da espera seja superada. Ele aponta como objetivo para o próximo ano a automação da solicitação de auxílio, assim como o uso cada vez maior da inteligência artificial na análise dos pedidos de benefícios.
FONTE: BM&CNEWS
Publicada por: Pr. Elias Fernandes
Copyright © 2024 PROEVES FM (BEM VINDO). Todos os direitos Reservados.