Ao contrário da vizinha Ilhéus, que ficou completamente alagada, Itabuna tem se saído bem nos temporais dos útimos dias. Ela recebeu nas últimas horas cerca de 50 milímetros de chuva, mas não registra alagamentos, deslizamentos de terra ou ocorrências graves nos bairros.
A avaliação foi feita na manhã desta terça-feira pela Superintendência de Serviços Públicos. Segundo o chefe Francisco Lino Filho, a limpeza e manutenção preventiva de canais de drenagem, bocas de lobo e bueiros têm contribuído para a fluidez das águas pluviais e impedido alagamentos de imóveis.
“Além disso, temos mobilizado equipes de operários de campo e maquinário para atuar em casos de emergência nas áreas centrais da cidade e bairros onde a situação de alagamentos era recorrente”, afirmou. Ele dá como exemplo a Avenida do Cinquentenário, que sempre alagava com chuvas fortes.
Na manhã desta terça-feira, as equipes atuaram em dois pontos dela, na área comercial da cidade, e no canal de drenagem do São Caetano, onde havia acúmulo de lixo, entulho e vegetação. O diretor da Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, fez um novo apelo à população para que os canais permaneçam limpos.
“A Prefeitura tem feito, periodicamente, a limpeza dos canais, mas a população insiste em descartar móveis usados, restos de construção e até animais mortos, causando risco de alagamento por obstrução” , disse. "Quem mais sofre em situações como a descrita são as próprias pessoas ou seus vizinhos e parentes".
Publicada por: Pr. Elias Fernandes
Copyright © 2024 PROEVES FM (BEM VINDO). Todos os direitos Reservados.