Em entrevista concedida ao canal GloboNews, nesta terça-feira (11), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, declarou que o momento mais difícil de seus 17 anos de carreira no tribunal foi o julgamento do Mensalão, um mecanismo de corrupção no qual parlamentares recebiam mesada para votar em favor dos projetos de interesse do governo Lula (PT).
– Bem inegavelmente, o momento mais difícil [do mandato] foi durante o julgamento da ação penal 470, o julgamento do Mensalão – revelou o magistrado.
– (…) Me vi confrontado com uma opinião pública muito adversa, sofri agressões, dificuldade. Foi difícil, mas superei e outros momentos melhores vieram – observou.
Lewandowski foi revisor no julgamento do Mensalão e votou por absolver os réus José Dirceu e José Genoíno, mas seu entendimento não foi vencedor. Ele disse que as denúncias eram “vagas” e baseadas apenas em declarações, sem materialidade.
O então presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, empreendeu alguns embates mais calorosos em face de sua discordância com a apreciação de alguns ministros em questões basilares no tribunal, desagradando o entendimento de Barbosa. Ele chegou a acusar Lewandowski de fazer “chicana” por desejar adiar uma das sessões plenárias da Corte sobre a ação penal.
Publicada por: Pr. Elias Fernandes
Copyright © 2024 PROEVES FM (BEM VINDO). Todos os direitos Reservados.