Cobertura vacinal está em 39% para a primeira dose e 12% para a segunda. Situação preocupa a Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que Rio Preto vive epidemia de dengue. Mais de 2,5 mil crianças e adolescentes estão com a segunda dose da vacina contra a dengue atrasada em São José do Rio Preto (SP). A prefeitura começou uma campanha para atender este público, uma vez que a cobertura vacinal está em 39% para a primeira dose e 12% para a segunda.
???? Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A situação preocupa a Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente são mais de 3,5 mil pessoas, no geral, que não voltaram para completar a imunização. Rio Preto vive uma epidemia de dengue com mais de 1,2 mil casos registrados neste ano, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.
O público elegível para receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil são as crianças e adolescentes que têm entre 10 e 14 anos de idade. Em Rio Preto, a prefeitura liberou a vacinação do público geral quando sobraram doses, no ano passado. Esse público também deve buscar a segunda dose nos postos de saúde.
Mais de 2,5 mil crianças e adolescentes estão com a 2ª dose da vacina contra a dengue atrasada em Rio Preto
Reprodução/TV TEM
O esquema vacinal contra a dengue é composto por duas doses, sendo que a segunda dose deve ser aplicada três meses após a primeira de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI).
As salas de vacina funcionam nas 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Na UBS João Paulo II/Jaguaré, o horário é ampliado até as 18h30, enquanto na UBS Solo Sagrado é até às 19h.
A vacinação é realizada por ordem de chegada e para receber o imunizante é necessário apresentar os documentos pessoais e, se houver, a carteira de vacinação.
Ampliação de leitos
Na tarde de segunda-feira (20), o prefeito Coronel Fábio Candido (PL) ampliou o Hospital de Base (HB) para 35 novos leitos de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Para viabilizar a ampliação, foi firmado um contrato emergencial entre a prefeitura e a Funfarme, que gere o HB, no valor aproximado de R$ 2,8 milhões. Os novos leitos estão disponíveis a partir de terça-feira (21).
Além dos novos leitos, por meio de convênio com a Funfarme, serão contratados 19 médicos que começarão a atender nas UPAs a partir de quarta-feira (22).
Telemedicina e horário ampliado
Além dos novos leitos e reforço médico, a Secretaria de Saúde intensificou o uso da Telemedicina, permitindo que pacientes com suspeita de dengue realizem consultas e obtenham resultados de exames sem a necessidade de retornar às UPAs.
Os resultados podem ser acessados diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou por meio da Telemedicina.
Outra medida é a extensão do horário de atendimento nas UBSs do Solo Sagrado e Estoril, que agora funcionam até as 22h.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Publicada por: RBSYS