Os agentes prenderam em flagrante os cibercriminosos em um escritório em Brasília, onde os bandidos adulteravam os vídeos. Polícia do DF prende três suspeitos de manipular vídeos de famosos
A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu três suspeitos de manipular vídeos de pessoas famosas para aplicar golpes.
Os agentes prenderam em flagrante os cibercriminosos em um escritório em Brasília. Era ali que os bandidos adulteravam os vídeos. Segundo a polícia, um dos vídeos usados nas redes sociais para divulgar uma falsa promoção de um restaurante é de uma propaganda verdadeira feita pelo apresentador da TV Globo Marcos Mion em 2022. O vídeo é fake, foi adulterado criminosamente com o uso de inteligência artificial.
“Quando a gente entrou para cumprir o mandado de prisão e o busca e apreensão, estava acontecendo um crime no momento. Os três foram presos em flagrante”, diz o delegado Eduardo Fabbro.
Os investigadores afirmam que esses golpes eram aplicados havia um ano. Kauan Moura Calçado, de 20 anos, Gustavo Cardoso Marques, de 22, e João Victor Gomes, de 23 anos, exibiam uma vida de luxo nas redes sociais com fotos de viagens internacionais e carros importados, o que ajudou a polícia nas investigações.
Entre os bens apreendidos estão dois carros de luxo. Segundo a polícia, eles foram comprados com o dinheiro das vítimas. Celulares e computadores vão passar por uma perícia. O objetivo é descobrir como eles cometiam os crimes, modificando os vídeos.
Polícia do DF prende 3 suspeitos de manipular vídeos de pessoas famosas para aplicar golpes
Jornal Nacional/ Reprodução
A polícia alerta que é preciso ficar atento a sinais dos vídeos alterados usados em golpes virtuais.
"O olho fica fixo. Você vê que a mandíbula, a forma que a boca se movimenta é diferente. Não é normal. E a voz, para você notar, ela não altera o som. A gente está conversando, minha voz sobe e desce. Na inteligência artificial não. Ela sempre mantém o tom e às vezes faz uma pausa muito estranha, que não é comum. Então, sempre ficar muito atento a isso”, explica elegado Eduardo Fabbro.
A defesa de Marcos Mion afirmou que iniciativas ou campanhas em nome do apresentador serão sempre em canais oficiais, e que está tomando as medidas legais.
O advogado dos presos disse que os três estão cooperando e negam as acusações, que afirmou serem precipitadas.
LEIA TAMBÉM
Vovó de inteligência artificial ajuda polícia britânica a combater estelionatários que aplicam golpes pelo telefone
O que esperar da inteligência artificial em 2025
Publicada por: RBSYS